Esse post pertence a categoria MAIS VENDAS que tem, como principal objetivo, mostrar para você como vender para novos e atuais clientes todos os dias utilizando as mesmas estratégias de marketing digital que utilizo nos meus negócios e dos meus clientes.
Tenha uma boa leitura 🙂
Nesse post eu tenho como grande objetivo mostrar para você que é empreendedor, dono de um negócio ou profissional especializado a melhor forma de desenvolver uma campanha de vendas online.
E para deixar o conteúdo mais didático separei em 3 pontos os quais considero os mais importantes nessa jornada: Planejamento de Negócios, Planejamento de Lucro e o Planejamento das Campanhas (aquisição, ativação e monetização).
Vamos iniciar respondendo a essas 4 perguntas importantes:
Certamente um dos maiores maiores desafios é manter a margem de lucro positiva, pois muitos negócios conseguem boas vendas mas para isso acontecer cada vez mais recorrem a investimentos altos em anúncios no Google e Facebook o que faz a margem de lucro ficar em muitas das vezes negativa.
Bom, e isso acontece principalmente pela falta de um planejamento bem feito. É fundamental que no planejamento tenha metas objetivas e claras no que diz respeito ao ROI (Retorno sobre o Investimento) e ao CAC (Custo de Aquisição de Clientes), você pode iniciar seu planejamento respondendo as 4 questões citadas acima.
Em primeiro lugar, tenha metas claras e bem objetivas nos seguintes quesitos:
Essas metas precisam ser muito bem definidas, com esses conjuntos de informações você terá um planejamento claro, objetivo e posso dizer pé no chão. Importante também levar em consideração o momento atual, se tem capital para o investimento ou está no limite? Em uma situação dessa, estratégias que dão previsibilidade são as mais recomendadas.
Com essas informações do planejamento de negócio e lucro definidas é chegada a hora de desenvolver as campanhas de vendas online e pôr em ação para gerar previsibilidade e lucro para o seu negócio.
As campanhas são separadas em 3 grupos de objetivos e que juntos fazem o sistema de vendas online ficar completo.
E aqui está organizado na sequência correta de implementação os 3 grupos de campanhas que seu negócio precisa ter se quiser previsibilidade e lucro de verdade:
O que mais vejo são as empresas e os profissionais especializados em grande parte investindo tempo e dinheiro tentando bater suas metas somente com as vendas do produto/serviço principal.
Sendo que as campanhas de Aquisição e ativação além de desenvolver a audiência e autoridade que todo negócio precisa ter elas criam faturamento e preparam o cliente para a compra do produto/serviço principal.
As campanhas tem como combustível e principal força os conteúdos estratégicos que acima da quantidade deve ter qualidade e estratégia. Esses conteúdos devem ser divididos em um calendário de publicação baseado no perfil do serviço ou produto que seu negócio trabalha.
E podem ser divididos semanalmente da seguinte forma:
Para que se tenha resultados de qualidade é preciso se relacionar com a lista de emails e para isso existe um método que mesmo que seja adaptado ao mercado que você atua a sequência correta de 4 fases que deve ser seguida sem alterações é:
Se você quer vender todos os dias, mês a mês o ano todo você precisa juntar conteúdo e oferta de forma estratégica, nem muito conteúdo nem pouca oferta, alias esse é de longe o maior erro que os empresários, empreendedores e profissionais especializado vem cometendo em seus negócios.
Entregam muito conteúdo e ofertam pouco, talvez por achar que entregando muito conteúdo vão criar na audiência uma percepção de autoridade e assim facilitar a venda, em parte autoridade facilita no momento da oferta…
…porém se demorar muito a fazer a oferta a sua audiência vai procurar ajuda com outra autoridade que esteja disposta a tratar o problema dela de forma individual ou mesmo de uma maneira mais pessoal.
Aqui está as principais estratégias que utilizo nos meus negócios e para os meus clientes na hora de qualificar as ofertas:
A maior sacada é criar o calendário de publicação e aplicar incentivos que estimulem a aquisição pela variedade de oferta e diferentes qualificações combinadas.
Mix de Produtos
Grande parte das empresas fazem ofertas para apenas um produto e, na maioria das vezes, apenas para o produto principal. Desconhecem que poderiam ofertar de outras formas e assim aumentariam a entrada de clientes pagantes do produto principal e lucrariam com as campanhas para produtos de preço baixo e preço médio.
A forma mais correta é ter campanhas segmentadas para cada um dos produtos que compõem o mix de produtos, como os que exemplifico abaixo:
Exemplo de Mix de Produtos:
Mix de Serviços
Vamos imaginar que você preste um serviço de coaching de R$ 5.000,00 e que esse é o seu único serviço, mas agora você vai planejar e criar novos outros serviços porém com o preço menor.
Você concorda que esse novo serviço tem mais chances de atrair novos clientes certo?
De certa forma quando você começar a desenvolver o relacionamento de entrega dos serviços de preço menor a confiança tende a aumentar e com isso aumenta a probabilidade desse cliente contratar os outros serviços e até o serviço principal e assim seu negócio gera novas fontes de receita e lucro.
Exemplo de Mix de Serviços:
Nesse post falei sobre campanha de Vendas Online: Do planejamento ao Mix de produtos e serviços e detalhei os seguinte tópicos:
O importante é entender que com novas ofertas você passa a jogar um novo jogo, com aumento de faturamento e recorrência.
Como falei muitos empresários, empreendedores e profissionais especializados perdem oportunidades de vendas por não ter em seu planejamento metas bem definidas, como o desenvolvimento de campanhas de aquisição de novos clientes, monetização e ativação criadas para cada mix de produtos e serviços, se tivessem estariam no mercado de forma mais lucrativa.
Leandro Guima é Empresário, Consultor de Marketing Digital, Palestrante, Professional & Self Coach, Analista Comportamental e Educacional pela FindLine, Master Coach em Gestão de Tempo e Alta Produtividade (OMAAPA) credenciado pela Line Coaching.
Sua Missão é transformar pessoas e potencializar empresas capacitando-as a atingir suas metas e visões de futuro.
Para isso utiliza-se de estratégias e técnicas inovadoras em gestão de tempo, produtividade e marketing digital, capaz de impulsionar vidas e negócios na direção das realizações de seus sonhos e objetivos.